O Dia Mundial da Juventude celebra-se anualmente no dia 30 de março, com o objetivo de reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades. Este dia afirma-se como uma oportunidade de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões juvenis. 


“Vivemos em um momento com vários desafios para a juventude. Emprego e renda talvez sejam as principais barreiras a serem vencidas. É necessário a realização de ações para garantir a qualificação dos jovens e também propostas e projetos que estejam em sintonia com as suas necessidades, desejos e sonhos”, declarou André Chaves.

A data é marcada para celebrar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e acontecem atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar.

Todos os anos, a Organização das Nações Unidas escolhe um tema para ser discutido (saúde, emprego e estabilidade social) junto aos jovens que ainda terão vários desafios pela frente. De acordo com a ONU, “os jovens devem estar na vanguarda das inovações e mudanças globais”.


“O jovem é o presente e merece ser visto como cidadão de direitos e deveres, pois trabalhando o presente, construímos o futuro, incentivando o protagonismo juvenil, tendo o jovem como agente transformador através da sua participação política e social no contexto que envolve a comunidade e nossa cidade”, afirmou André.