O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental e foi denominado Janeiro Branco. André Chaves destaca a importância do cuidado e da prevenção.
“O adoecimento mental impacta na qualidade de vida dos indivíduos, afetando, por exemplo, a sua capacidade de foco e a sua vontade de sair de casa e de estar entre outras pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque a chegada de cada ano é, tradicionalmente, um período de reflexões e conclusões (positivas e negativas)", disse André.
O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços. Em 2022, o tema oficial da campanha é Quem cuida da mente. Cuida da vida.
Considerada ainda uma campanha nova, surgida em meados de 2013, o Janeiro Branco pretende mobilizar a população sobre um assunto pouco colocado em discussão, a saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e ao convício social, consequentemente.
A campanha ‘Janeiro Branco’ tem o intuito de alertar a sociedade sobre os mais diversos problemas de saúde mental, trazendo profissionais de várias áreas da psicologia para debater o assunto.
0 Comentários