Nesta sexta-feira (04), a vereadora Galba Siqueira (PRTB) usou suas redes sociais para cobrar do prefeito o aumento do piso salarial dos professores que foi sancionado pelo presidente da República e até o momento não houve nenhum posicionamento do gestor municipal acerca do assunto.


Não é novidade que a vereadora Galba Siqueira defende a valorização dos profissionais de educação e reforça sempre que a valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. Para isso, o professor deve ser remunerado de forma adequada, receber os recursos necessários para realizar sua função e ter voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação.

O reajuste foi concedido pelo governo federal através de portaria publicada na quinta-feira (27.01.2022), fixando um aumento de 33,24% no piso dos professores da educação básica. Com isso, ele sobe de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,62. O reajuste busca acompanhar o valor do piso nacional do Magistério, definido pela Lei Federal 11.738/08, que define que “O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro”. No ano passado, o governo não concedeu reajustes.


A vereadora disse que ainda não viu o município se pronunciar, mas já viu cidades próximas a Sertânia se pronunciarem sobre o novo piso salarial. “Prefeitura de Sertânia, se posicione a favor da educação”, publicou Galba nas redes sociais.

Galba, ainda, usou suas redes sociais para cobrar do prefeito o envio do Projeto de Lei que garante o pagamento do reajuste de 33,24% do Piso Nacional dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica.

SAIBA MAIS SOBRE O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

O reajuste foi concedido pelo Governo Federal através de portaria publicada no dia 27 de janeiro de 2022, fixando um aumento de 33,24% no piso dos professores da educação básica.

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste seja feito anualmente, no mês de janeiro. O Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério é calculado com base no crescimento percentual dos valores mínimos do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb) de dois anos anteriores.


De modo geral, o reajuste anunciado pelo governo federal tem por objetivo uniformizar a atualização do piso nacional do magistério em todas as unidades da federação.

Veja ainda, Vereadores Galba e Junhão visitam Compesa e cobram melhorias no abastecimento de água de Sertânia. Os vereadores foram a gerência regional da COMPESA e ali cobraram de Rodrigo Aurélio Nunes Melo, Coordenador Regional – CRE Arcoverde, uma atenção maior para com o problema que enfrenta a população com as constantes falta d’água.

PESQUISAKI - Vereadora Galba Siqueira cobra posicionamento do prefeito sobre piso dos professores.