A data celebra a Revolução de 1817, ou Revolução Pernambucana, considerada como o primeiro movimento pela Independência do Brasil.

Movimentos populares inspirados na Revolução Francesa (1789 – 1799) já eram vistos no Brasil Colônia, tais como: Inconfidência Mineira, em 1789, e Conjuração Baiana, em 1798, mas sem o tamanho, a força e a expressão que foi vista em nosso Estado.

A intenção da data é homenagear os heróis da Revolução Pernambucana: pessoas que fizeram de Pernambuco um país por 75 dias.


HISTÓRIA – Liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrade e Silva e do Frei Caneca, a Revolução Pernambucana de 1817 foi um levante de caráter emancipacionista, com o objetivo principal de promover a libertação brasileira da opressão da Corte Portuguesa. Os revolucionários planejavam implantar um regime republicano no Brasil e elaboração de uma Constituição. Inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório.

Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas portuguesas, que cercaram a cidade do Recife por terra e mar, culminando com as prisões e as mortes de seus líderes. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos depois do levante pernambucano. Em 1917, no centenário da Data Magna, foi feriado nacional.

VEJA TAMBÉMVereadora Galba Siqueira cobra conclusão da instalação do dessalinizador do sítio Macambira.