Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros no país, a escravidão e a questão do racismo. A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que, durante sua liderança, enfrentou diversas batalhas para defender o território e a liberdade dos negros, no quilombo.
Criação do Dia da Consciência Negra
A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.
No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.
Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.
Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.
Veja também a homenagem realizada pelo Auto Posto Sertânia City, ao Dia da Proclamação da República.
0 Comentários