O setembro amarelo é uma campanha realizada no Brasil desde 2015 na qual o objetivo é realizar o combate ao suicídio em hospitais, clínicas, escolas e demais locais, incentivando o debate da sociedade acerca desse tema tão complexo e sensível.
A campanha foi iniciada no país pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Os esforços, entretanto, acontecem em nível mundial com a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio).
A escolha do mês tem relação com o fato de que no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o que motiva que todo o mês seja destinado ao diálogo sobre esse tema que muitas vezes é considerado um tabu na sociedade, o que dificulta buscar ajuda e prevenção.
Dados
De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem, por ano, em todo o mundo por causa do suicídio. Ele também é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Dados da ABP indicam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, com casos cada vez mais frequentes entre os jovens. De acordo com a Associação, cerca de 96,8% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais.
Vereador Junhão Lins - Sertânia
0 Comentários