Em avaliação mais detalhada, pelo fato de ser também realizada no músculo papilar isolado, estudo científico reafirma que treinamento intervalado de alta intensidade reduz a variação da pressão arterial, melhora a capacidade funcional e ameniza o remodelamento cardíaco patológico. A pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal resultou em dois trabalhos apresentados e elogiados por pesquisadores na edição de número 72 do Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado no último final de semana em São Paulo.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é uma doença que atinge aproximadamente 30% da população brasileira, além de ser a responsável por mais de nove milhões de mortes em todo o mundo.

No entanto, é possível combater a doença por meio da prática de atividades físicas, em um período de três a cinco dias semanais, por 30 minutos. Além das atividades aeróbicas como caminhada, natação e bicicleta, existem outras modalidades de atividade física que ajudam no combate a hipertensão.

É o caso do treino funcional, que auxilia na redução da pressão arterial após a finalização da aula. Outro benefício que ele oferece ao público hipertenso é o aumento do HDL, popularmente conhecido como colesterol bom, que é o responsável pela proteção das placas de gordura na parede dos vasos.


Dicas para a prática do treino funcional

Antes de um paciente dar início ao treinamento funcional, é fundamental que ele passe por uma avaliação rigorosa. Se tudo correr bem durante a avaliação, também se faz necessário que o paciente hipertenso conte com a orientação de um educador físico ou fisioterapeuta. Somente estes profissionais irão saber até onde você pode chegar sem ultrapassar seus limites, respeitando as suas particularidades.

Também é válido ressaltar que a sessão só deve ser iniciada quando a pressão estiver no número abaixo de 16 por 10,5. Lembrando que em hipótese alguma, o treino deve ser feito em jejum.


Rotina de treino para Hipertensos: 5 dicas.

Como vimos, as atividades físicas são primordiais no tratamento da Hipertensão, porém, devem ser praticadas corretamente. Por isso é necessário saber adaptar uma rotina de treino para hipertensos de forma correta.

Por isso, separamos 5 dicas de rotina de treino para hipertensos para que você tenha segurança na hora de praticar seus exercícios. Confira!

1. Consulte um médico, antes de tudo!
A primeira dica é primordial e necessária. Se você tem hipertensão, é necessário que antes de iniciar uma rotina de treinos, tenha a autorização de seu médico especialista.

2.Exercícios leves ou moderados
Para quem sofre com a hipertensão, é ideal que se inicie exercícios leves, e com calma evolua para exercícios moderados.
Para isso, é necessário que você tenha o acompanhamento com uma academia que ofereça um personal trainer especializado, que te passará mais informações sobre a intensidade dos exercícios.

3. Atividades aeróbicas
Invista nas atividades aeróbicas! Os especialistas indicam essa modalidade de exercício para quem sofre de hipertensão O ideal é praticar em média de 30 a 60 minutos por dia, 5 ou 6 dias por semana.
As atividades aeróbicas auxiliam no funcionamento da circulação de forma eficaz, e seus benefícios podem ser sentidos já na primeira semana!

4. Musculação
Se você quer praticar musculação e sofre de hipertensão, é ideal que você pratique apenas de 3 a 4 vezes na semana, sempre com orientação de um personal, que irá indicar o peso ideal para você.


Faça um acompanhamento

É importante que além de aplicar uma rotina de treino para hipertensos, você sempre acompanhe os resultados e não ultrapasse os seus limites.

Os exercícios físicos são um dos maiores aliados na luta contra a hipertensão, mas quando não praticados corretamente, podem se tornar um risco.

Os benefícios do treino para hipertensos.

Como vimos, a rotina de treino para hipertensos deve ser respeitada conforme os limites estabelecidos pelo médico responsável e pelo personal de sua academia.

Mas quais são os verdadeiros benefícios do treino para hipertensos? Os exercícios físicos podem prevenir doenças mais sérias como infarto, AVC e outras complicações da hipertensão.
Além disso, auxilia no controle de peso, que tem ligação direta com o controle da pressão arterial.
Outro fato importante, é que praticando exercícios físicos, os níveis de serotonina aumentam, e assim também a prevenção de depressão, tristeza e estresse, que contribuem efetivamente para o controle da hipertensão.


Quais os cuidados que preciso ter antes de praticar exercícios? 

Se você se convenceu de que praticar exercícios físicos pode te ajudar na luta contra a hipertensão, saiba que é preciso ter precaução antes de enfrentar uma rotina de atividades.
Uma delas é nunca chegar na academia de estômago vazio! Se manter hidratado entre os exercícios e usar os equipamentos adequados como tênis e roupas confortáveis.

E agora que você já sabe como montar uma rotina de treino para hipertensos de forma ideal, invista e comece hoje mesmo. A prática de exercícios físicos podem te ajudar a controlar essa doença.

PESQUISAKI - Benefícios do Treinamento Funcional para os Hipertensos.