01. Ana Maria, trabalhou por muitos anos na área administrativa em uma indústria de fabricação de papéis. A partir da sua visão empreendedora, percebeu que o bairro onde mora não há papelaria e por esse motivo resolveu abrir este empreendimento para atender a demanda observada. Para colocar o negócio em funcionamento, Ana Maria investiu em (prateleiras, móveis, computadores, máquinas registradoras,contratou funcionários, contratou alguns serviços, colocou recursos financeiros pessoais, entre outros). 

Diante desta situação, em se tratando da perspectiva das Finanças Corporativas, quais os tipos de custos que Ana Maria obteve?

a. Ana Maria obteve apenas custos explícitos.
b. Ana Maria obteve custos restritos e implícitos
c. Ana Maria obteve custos simbólicos e pessoais.
d. Ana Maria obteve exclusivamente custos implícitos.
e. Ana Maria obteve custos explícitos e implícitos.


02. Ana Maria, trabalhou por muitos anos na área administrativa em uma indústria de fabricação de papéis. Observando o funcionamento da organização, ela percebeu que a indústria que trabalhava emitia uma grande quantidade de gases poluentes durante a fabricação dos papéis e quando da necessidade da fabricação de papéis coloridos, havia um enorme volume de água com pigmentos que eram dispensadas num rio nas proximidades da fábrica.

Diante deste quadro, a fábrica de papéis sofria constantes cobranças por infrações ambientais. Em se tratando da perspectiva das Finanças Corporativas, havia o que se entende por externalidade negativa. Como você poderia explicar a Ana Maria o que significa externalidade negativa?

a. Se os custos públicos superam os custos privados, então há uma externalidade negativa.
b. Se os custos privados superam os custos públicos, então há uma externalidade negativa.
c. A externalidade negativa está relacionada ao excesso de relacionamentos com outras empresas de outros segmentos.
d. Se os custos sociais superam os custos privados, então há uma externalidade negativa.
e. A externalidade negativa está relacionada a falta de relacionamentos com outras empresas.

03. Rafael recentemente fez uma pequena reforma na garagem da sua casa e abriu um pequeno mercadinho. Entre os mais variados itens industrializados que ele comercializa, há também alguns itens (feijão, arroz, açúcar e milho) que são vendidos a granel (aquela venda feita fora da embalagem tradicional). Rafael considerou mais fácil estabelecer o preço dos itens industrializados e pediu ajuda a outros comerciantes para formar os preços dos itens para a venda a granel. Ele ouviu de um dos comerciantes que a venda a granel seria um bom negócio, pela característica da (simplicidade). Não precisa se preocupar com a demanda e possui maior facilidade de ajustar os preços.

A respeito da característica simplicidade na construção da formação de preço, ela é baseada em:

a. Formação de preço com base nos custos.
b. Formação de preço com base nos créditos.
c. Formação de preço com base nas receitas.
d. Formação de preço com base nos dividendos.
e. Formação de preço com base nas despesas.


04. Saber fazer a leitura de indicadores contábeis é uma das atribuições dos técnicos em Administração. A partir destes indicadores as empresas têm a chance de mudar estratégias competitivas, por exemplo. Assim, qual das alternativas abaixo apresenta corretamente o conceito do indicador chamado de ponto de equilíbrio:

a. O ponto de equilíbrio é a parcela do preço que ultrapassa os custos e despesas variáveis
b. O ponto de equilíbrio, também conhecido como ponto morto, busca identificar o nível de receita que uma vez alcançada cobrir todas as demais receitas operacionais da empresa.
c. O ponto de equilíbrio, também conhecido como ponto crítico, busca identificar o nível de faturamento que uma vez alcançado consiga cobrir todos os custos e despesas operacionais da empresa (custo total).
d. O ponto de equilíbrio é um conceito de extrema importância para o custeio variável e para a tomada de decisões gerenciais.
e. O ponto de equilíbrio é a diferença entre o preço de venda e a soma dos custos e despesas variáveis.

05. É sabido que a realização do planejamento evita o mau uso dos recursos, sobretudo financeiros. Veja, agora o seguinte caso: Rafael e Eunice são casados e juntos resolveram abriram uma oficina mecânica. Rafael trabalhou 6 (seis) anos em uma montadora de veículos e lá fez diversos cursos de capacitação na área. A oficina de Rafael e Eunice oferece serviços como (reparo, troca de óleo, revenda de produtos, alinhamento / balanceamento e manutenção preventiva). Eunice trabalha na parte administrativa da oficina, pois trabalhou durante anos no administrativo de uma oficina mecânica e, dessa forma, ambos conhecem bem este segmento.

Diante desta situação, Eunice ouviu falar sobre um instrumento chamado Forecast, porém não compreende muito bem sobre o que se trata. Qual das alternativas abaixo você utilizaria para explicar o conceito de Forecast a Eunice:

a. Eunice, o conceito de Forecast é relacionado aos bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo, uma vez que depois de consumidos, representam despesas.
b. Eunice, o conceito de Forecast é relacionado a custos futuros, não observando os custos históricos dos itens consumidos.
c. Eunice, o conceito de Forecast é a parcela de certa fração do capital de uma sociedade anônima (aberta ou fechada), podendo ser Preferenciais ou Ordinárias.
d. Eunice, o conceito de Forecast é a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no Ativo Permanente.
e. Eunice, o conceito de Forecast, também chamado de “orçamento revisado”, é um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, baseado na atual situação da empresa. Assim, o Forecast é uma ferramenta de ajuste e complementação ao orçamento empresarial.


GABARITO

01. E
02. D
03. A
04. C
05. E

PESQUISAKI - Exercícios os Fundamentos de Finanças Corporativas com Gabarito.