01. A avaliação primária é a etapa inicial de socorro à vítima. Os primeiros procedimentos realizados visam checar os sinais vitais e ainda atuar nas condições que colocam a vítima em risco. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos objetivos da avaliação primária:
a) Analisar e corrigir imediatamente as falhas no sistema respiratório e/ou cardiovascular, situações que representam o risco imediato de vida.
b) Corrigir imediatamente as falhas de todo o sistema circulatório da vítima.
c) Analisar, no sistema digestivo, uma situação que apresenta risco imediato de vida.
d) Suprir o socorrista de recursos necessários para que ele possa tomar a decisão correta dos cuidados à vítima.
02. A empresária Amanda Costa, de 27 anos, já se envolveu em dois acidentes de carro. No primeiro e mais grave, ela teve cortes profundos na cabeça e chegou a ficar alguns minutos a espera da ambulância. Nesse momento, o motorista que bateu em seu carro colocou um pano limpo para conter o sangramento e ligou imediatamente para a ambulância através do 190. "Eu estava consciente e bem, mas o sangramento era muito intenso. A medida dele ajudou a reduzir a saída do sangue e me acalmar também", conta. Referente à hemorragia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando há perda de sangue na cor vermelho escuro, podemos dizer que é uma hemorragia venosa.
( ) Quando há perda de sangue na cor vermelho vivo, podemos dizer que é uma hemorragia arterial.
( ) Quando há um quadro de hemorragia, os primeiros sintomas são fraqueza, palidez e sudorese.
( ) Só deve ser aplicado os primeiros socorros nas hemorragias que têm um grande volume de sangue.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - V
03. Os sinais vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico de uma vítima. São considerados também como os sinais emitidos pelo nosso corpo de que suas funções vitais estão normais e que qualquer alteração indica uma anormalidade. Referente aos sinais vitais, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o acidentado está com a pele quente e seca, pode ser considerado como um caso de insolação.
II- Quando a respiração é profunda, pode ser que a pessoa esteja com uma doença cardíaca ou pulmonar.
III- Quando o acidentado está com a circulação de sangue deficiente, a sua pele ficará pálida ou branca.
IV- A leitura da pressão arterial é realizada através do aparelho decibelímetro, empregado simultaneamente com o estetoscópio.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
04. Primeiros socorros são medidas que devem ser aplicadas o mais rápido possível à pessoa que necessita de ajuda. Quanto mais tempo demorar o atendimento à vítima, pior pode ser o agravamento da situação. Sobre os primeiros socorros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Primeiramente, deve ser observado o local do acontecimento, com o propósito de verificar se há riscos para a vítima e para o prestador do atendimento.
( ) Quanto mais pessoas ao redor da vítima, melhor e mais prático será o atendimento, pois a vítima se sentirá segura.
( ) Caso exista um pronto atendimento próximo, coloque a vítima no carro e a leve até o pronto atendimento, não esperando o atendimento de uma equipe especializada (bombeiros, por exemplo).
( ) A pessoa que prestará os primeiros socorros deve possuir um conhecimento básico na realização dos procedimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - F - V.
05. As lesões decorrentes de acidentes que provocam traumas são as lesões que o socorrista deve dar mais atenção na hora de prestar socorro quando se exige a mudança de local ou de posição, pois, lesões de coluna e cabeça podem ser prejudicadas pela movimentação destas estruturas durante o transporte até um hospital. Sobre o que o socorrista deve fazer neste caso, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fixar a vítima na prancha para que não haja lesões na cabeça e, principalmente, a parte superior do corpo, evitando movimentos de cabeça.
b) Garantir que a cabeça e o restante do corpo estejam retos, para prevenir lesões de cabeça. c) Antes de qualquer movimentação, deverá firmar o pescoço com o auxílio de um colar improvisado, poderá utilizar uma toalha, como apoio, sem possibilitar qualquer movimento da cabeça.
d) O socorrista não precisa imobilizar a vítima caso ela relate que está com os braços e pernas dormentes.
06. As funções vitais são fundamentais para preservar o corpo humano funcionando. Um atendimento mal realizado pode prejudicar o quadro do acidentado. Referente às funções vitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os rins são responsáveis pela eliminação de ureia e creatinina.
( ) O coração é um órgão indispensável para o sistema digestivo.
( ) O fígado é considerado o segundo maior órgão do corpo humano.
( ) O pulmão retira o dióxido de carbono através da expiração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V – V.
07. Quando um socorrista se depara com um acidente, este deve estar ciente de que negar auxílio às vítimas é crime, mas também deve se atentar para os riscos iminentes do acidente que possam atingir a si mesmo e até mesmo a possibilidade de acidentes com pessoas que se aproximam para ver o ocorrido. Sobre a atuação do socorrista frente a um acidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O socorrista deve verificar se o cinto de segurança está dificultando a respiração da vítima, e em caso positivo, soltar o acessório, sem movimentar o corpo dela.
( ) O socorrista deve impedir os movimentos da cabeça da vítima, segurando-a e pressionando a região das orelhas.
( ) O socorrista deve dar prioridade para os casos em que há hemorragia excessiva; quando a vítima estiver inconsciente; com parada cardiorrespiratória; se estiver em estado de choque, nestes casos, é necessário socorro imediato.
( ) O socorrista deve examinar e analisar se há lesão na cabeça, principalmente se a vítima estiver inconsciente ou semiconsciente.
( ) Nos casos em que tiver amputação de algum membro da pessoa acidentada, o socorrista deve descartar o membro amputado em local adequado para lixo hospitalar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - V - F.
b) F - F - F - F - V.
c) V - V - V - F - F.
d) F - V - F - F - F.
08. A presença de sangue nas fezes deve ser confirmada através de exame de fezes que detecta sangue oculto. Se houver suspeita que a fonte do sangue nas fezes esteja no trato gastrointestinal superior, uma endoscopia superior pode ser feita para diagnosticar a causa. No caso de sangramento no trato gastrointestinal inferior, o sangue vivo é geralmente visível. Qual o termo aplicado para a perda de sangue pelo ânus?
a) Melena.
b) Diarreia.
c) Alcoolismo agudo.
d) Cólica renal.
09. O socorrista é um profissional que presta os primeiros socorros a pacientes ainda no local da emergência. Seus cuidados são essenciais para salvar a vida dos pacientes e reduzir possíveis sequelas, uma vez que o socorrista detecta o que está errado e providencia assistência de emergência sem causar maiores danos. Durante a realização de seu trabalho, é fundamental que o socorrista utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) como um recurso que tem por objetivo a proteção de sua integridade física. No atendimento inicial à vítima, recomenda-se que o socorrista execute as rotinas de segurança. Com relação às rotinas de segurança realizadas pelo socorrista, analise as sentenças a seguir:
I- Use sempre EPIs.
II- Não é necessário avaliar constantemente as condições de funcionamento dos seus materiais.
III- Higienize constantemente todos os EPIs e materiais básicos, para evitar contaminação.
IV- Antes e após cada atendimento, lave bem as mãos com água abundante e sabão.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
10. De acordo com Fernandes e Silva (2007) há uma regra básica para garantir a qualidade no atendimento. O socorrista deve iniciar o socorro à vítima, através de seu contato com ela, com base em quatro fases: informar, ouvir, aceitar e ser solidário. Ao iniciar o atendimento à vítima, é importante realizar os procedimentos e as técnicas com atenção. Sobre algumas orientações para iniciar o socorro à vítima, analise as sentenças a seguir:
I- Informar à vítima o que está fazendo, para ajudá-la. Desta forma, o acidentado será mais receptivo aos seus cuidados.
II- Ouvir e aceitar as queixas e a expressão de ansiedade da vítima, não respondendo as suas perguntas, porque isto pode deixar a vítima mais aflita.
III- Repassar informações que estimulem a discussão sobre a causa do acidente.
IV- Em solidariedade à vítima, o socorrista deve permanecer com ela, sem colocar em risco a sua própria segurança.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.
11. Quando uma vítima estiver inconsciente, devemos deitá- la com a cabeça levemente mais baixa do que o corpo, evitando com que aspire algo que possa atrapalhar a passagem de ar, ou também a língua, que também bloqueia a passagem de ar. A cabeça e a coluna vertebral devem ficar no mesmo nível, enquanto os braços e as pernas devem ficar dobrados, segurando o corpo apoiado de maneira adequada. Sobre o nome dessa posição, assinale a alternativa CORRETA:
a) Posição de desmaio.
b) Posição de ressuscitação.
c) Posição de recuperação.
d) Posição de estado de choque.
12. Prestar socorro às vítimas em situação de risco ou de acidente s ignifica oferecer o que se pode fazer, e caso um cidadão que esteja próximo de um acidente não saiba como proceder, já estará prestando socorro ao informar serviços especializados como polícia militar, bombeiros ou SAMU. Prestar socorro também significa orientar as pessoas curiosas que se aglomeram, informar às vítimas de que já foi acionado socorro, orientar o trânsito etc., não necessitando, muitas vezes, ter conhecimentos sobre o corpo humano e trauma. Sobre os aspectos legais dos primeiros socorros, analise as sentenças a seguir:
I- A vítima tem direito de exigir que seus dados fiquem em sigilo.
II- O socorrista deve manter sigilo sobre qualquer fato que possa identificar as vítimas de um acidente.
III- O socorrista pode registrar o acidente e as vítimas através de fotos e divulgar para os amigos.
IV- O socorrista deve convencer a vítima a aceitar o atendimento de primeiros socorros, mesmo que seja necessário fazer alegações falsas ou que ela está à beira da morte.
V- Realizar técnicas profissionais sem ter a técnica e o conhecimento devido caracteriza negligência e pode acarretar em processo judicial ao socorrista.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e V estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.
13. Antes de qualquer outra atitude no atendimento às vítimas, deve-se obedecer a uma sequência padronizada de procedimentos que permitirá determinar qual o principal problema associado com a lesão ou doença e quais serão as medidas a serem tomadas para corrigi-lo. Essa sequência padronizada de procedimentos é conhecida como exame do paciente. Durante o exame, a vítima deve ser atendida e sumariamente examinada para que, com base nas lesões sofridas e nos seus sinais vitais, as prioridades do atendimento sejam estabelecidas. As informações obtidas por esse processo, que não se estende por mais que alguns segundos, são extremamente valiosas na sequência do exame, que é subdividido em duas partes: a avaliação primária e secundária da vítima. Com relação à avaliação primária e secundária da vítima, analise as afirmativas a seguir:
I- A avaliação primária é sempre o primeiro passo do socorrista, após a verificação das condições de segurança do local do acidente.
II- Na avaliação secundária, o socorrista deve procurar identificar os ferimentos e a deficiência, além de checar os sinais vitais, conhecer o histórico da vítima através de uma breve entrevista.
III- Na avaliação primária, o socorrista deve proceder a análise das condições clínicas que possam resultar no risco eminente da vida, como permeabilidade das vias respiratórias, estabilização cervical, respiração eficiente, constância da circulação e controle de sangramentos externos.
IV- A avaliação primária pode ser definida como um processo ordenado, para constatar lesões ou problemas médicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
14. A análise de uma vítima é importante, pois é a partir dessa análise que se tomam medidas de primeiros socorros a fim de se evitar maiores lesões e a perda da vida. Quando nos deparamos com uma vítima que não se comunica, percebemos que ela pode estar inconsciente, mas ela também pode apresentar outro quadro, como surdez ou deficiências da fala. Sobre o que deve ser verificado em uma vítima que se tem certeza que não está inconsciente, analise as sentenças a seguir:
I- Fala e comunica-se.
II- Responde ao estímulo de toque.
III- Atende à dor.
IV- Solicita ajuda médica especializada.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
15. A prestação de primeiros socorros deve acontecer sempre que o acidentado não tenha possibilidades de cuidar de si mesmo. Com isso, um atendimento mal realizado pode prejudicar o quadro. Sobre as regras gerais para atendimento inicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Oferecer água para o acidentado, deixando ele beber o necessário.
( ) Deve ser efetuada uma avaliação do acidentado, seguindo uma sequência, reduzindo o risco de morte.
( ) Evitar que curiosos fiquem em torno do acidentado.
( ) O acidentado deve ser movimentado somente se for extremamente necessário, se houver risco de morte no local onde se encontra ou se o serviço especializado não conseguir acesso, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.
16. O principal objetivo da RCP é realizar compressão torácica até que uma equipe de emergência treinada possa oferecer suporte cardíaco avançado. Quanto menor o tempo entre a parada cardíaca e o início da RCP, maiores serão as chances de sobrevivência da vítima. Sobre o nome do osso que devemos localizar para aplicar a técnica de compressão torácica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Atlas.
b) Costela.
c) Tíbia.
d) Apêndice xifoide.
GABARITO
01. A
02. B
03. D
04. D
05. C
06. C
07. A
08. A
09. D
10. B
11. C
12. B
13. D
14. D
15. B
16. D
PESQUISAKI - Exercício sobre Primeiros Socorros em Atividades Físicas com Gabarito.
0 Comentários