01. A Liderança Organizacional se trata acima de tudo de um conjunto de ações, as quais o líder é responsável junto aos seus liderados, para que a organização alcance o nível de excelência.
Marque a única alternativa que nos traz corretamente quais são estas ações em conjunto.
(A) Delegação das Estratégias; Organização de Eventos; Motivação do Gestor; Manutenção do Relacionamento Pessoal; Desenvolvimento Pessoal; Gestão Financeira.
(B) Idade do Funcionário, Produto da Empresa, Salário do Gestor, Diplomas dos Funcionários.
(C) Personalidade, Natureza da Tarefa, Contexto de Mudança, Risco, Habilidades do Gestor e da Força de Trabalho, Restrição de Tempo.
(D) Emoções, Cultura Organizacional, Humor, Traços de Personalidade.
(E) Escolha Assertiva de Estratégias; Organização das Atividades; Motivação dos Colaboradores; Manutenção do Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento de Habilidades e Competências; Gestão de Crise.
02. Os diferentes estilos de liderança (ou gestão), seus pressupostos, abordagens, conceitos e características. Inclusive as visões diferentes na literatura quanto a quais são estes estilos. Entre estes estilos, estavam o Autocrático, Democrático, Liberal e Paternalista. Marque a única alternativa correta que descreve com exatidão o perfil de uma Liderança Democrática.
(A) A Liderança Democrática é autoritária, dizem aos funcionários o que fazer e não levam tanto em consideração o que eles têm a opinar. Gestores autocráticos sabem o que querem que seja feito e como deve ser feito. A comunicação se dá geralmente por via de mão única, de cima para baixo, dão as ordens e não querem muito feedback.
(B) A Liderança Democrática surgiu diante das mudanças do mundo contemporâneo. Foi apontado que, é mais eficiente adaptar o estilo de liderança de acordo com cada situação e fatores, algumas vezes o estilo X será mais indicado para a situação A, tanto quanto o estilo Y será melhor na situação B e assim por diante.
(C) A Liderança Democrática, gosta de envolver seus funcionários nas decisões. Tendem a ouvir as ideias dos funcionários e fomentar que contribuam nas discussões. A comunicação geralmente se dá por via de mão dupla. Os gestores compartilham a ideia e os funcionários dão propostas e feedbacks. Regularmente delegam o poder de tomada de decisão a suas equipes.
(D) A Liderança Democrática é o de guiar, instruir, delegar, coagir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os profissionais de sua equipe para alcançarem com eficácia os objetivos traçados pela gestão empresarial.
(E) A Liderança Democrática procura agir da melhor forma para a equipe. Pode haver consulta acerca da opinião dos funcionários, mas as decisões são tomadas por ele na posição de chefe da família. Esse tipo de gestor acredita que os funcionários precisam de direcionamento, mas ao mesmo tempo precisam de cuidados adequados. Estão geralmente interessados na segurança e necessidades sociais da equipe.
03. A teoria das contingências que traz um novo perfil de liderança apontado como a forma mais atualizada de liderar grupos e equipes por causa da sua flexibilidade e versatilidade.
Marque a única alternativa que nos traz corretamente qual é este perfil presente nesta teoria.
(A) É o Estilo de Liderança Situacional que tem como características que diante das mudanças da atualidade, foi apontado que, é mais eficiente não adaptar o estilo de liderança de acordo com cada situação e fatores, sempre o estilo X será mais indicado para a situação A, tanto quanto o estilo Y serve unicamente na situação B por exemplo.
(B) É o Estilo de Liderança Organizacional que tem como características, guiar, instruir, delegar, corrigir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os profissionais de sua equipe para alcançarem com eficácia os objetivos traçados pela gestão empresarial.
(C) Estilo de Liderança Organizacional que tem como características que diante das mudanças da atualidade, foi apontado que, é mais eficiente adaptar o estilo de liderança de acordo com cada situação e fatores, algumas vezes o estilo X será mais indicado para a situação A, tanto quanto o estilo Y será melhor na situação B e assim por diante.
(D) Estilo de Liderança Situacional que tem como características que diante das mudanças da atualidade, foi apontado que, é mais eficiente adaptar o estilo de liderança de acordo com cada situação e fatores, algumas vezes o estilo X será mais indicado para a situação A, tanto quanto o estilo Y será melhor na situação B e assim por diante.
(E) É o Estilo de Liderança Situacional que tem como características, guiar, instruir, delegar, corrigir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os profissionais de sua equipe para alcançarem com eficácia os objetivos traçados pela gestão empresarial.
04. Os diferentes estilos de liderança (ou gestão), seus pressupostos, abordagens, conceitos e características. Inclusive as visões diferentes na literatura quanto a quais são estes estilos. Entre estes estilos, estava um que possuía as seguintes características: Geralmente este líder deixa seu grupo ou equipe bastante livres a vontade, tendo o próprio líder/gestor, pouca participação nas decisões que são tomadas ou pela própria equipe ou individualmente, tendo os profissionais que apenas responderem com as demandas e os prazos estabelecidos, aqui o líder atua mais como um provedor.
De qual estilo de liderança estamos falando? Marque a única alternativa correta.
(A) Estilo Liderança Paternalista
(B) Estilo de Liderança Liberal ou laissez faire
(C) Estilo de Liderança Democrático
(D) Estilo de Liderança Autocrático
(E) Estilo de Liderança Situacional
05. Várias teorias acerca da liderança, uma delas foi a Teoria dos Traços de Liderança. Marque a única alternativa abaixo que diz corretamente quem foi o seu teórico.
(A) Charles B. Handy
(B) Francis Galton
(C) Frederick W. Taylor
(D) Douglas McGregor
(E) Edgar Henry Shein
06. Os pressupostos e diferentes abordagens dos estilos de liderança. Marque a alternativa que relaciona corretamente os estilos de liderança e de que conceitos ou teorias, suas abordagens derivam.
(A) Autocrático: deriva da teoria de Maslow (topo da pirâmide) ou da teoria de Herzeberg; Democrático: deriva de uma visão baseada na teoria de Taylor da equipe; Paternalista: deriva da teoria de Mayo sobre as relações humanas e a teoria de Maslow (o meio e a base da pirâmide).
(B) Autocrático: deriva da teoria de Mayo sobre as relações humanas e a teoria de Maslow (o meio e a base da pirâmide); Democrático: deriva de uma visão baseada na teoria de Taylor da equipe; Paternalista: deriva da Teoria de Maslow (topo da pirâmide) ou da teoria de Herzeberg.
(C) Autocrático: deriva da teoria de Mayo sobre as relações humanas e a teoria de Maslow (o meio e a base da pirâmide); Democrático: deriva da teoria de Maslow (topo da pirâmide) ou da teoria de Herzeberg; Paternalista: deriva de uma visão baseada na teoria de Taylor da equipe.
(D) Autocrático: deriva de uma visão baseada na teoria de Taylor da equipe; Democrático: deriva da teoria de Mayo sobre as relações humanas e a teoria de Maslow (o meio e a base da pirâmide); Paternalista: deriva da teoria de Maslow (topo da pirâmide) ou da teoria de Herzeberg.
(E) Autocrático: deriva de uma visão baseada na teoria de Taylor da equipe; Democrático: deriva da teoria de Maslow (topo da pirâmide) ou da teoria de Herzeberg; Paternalista: deriva da teoria de Mayo sobre as relações humanas e a teoria de Maslow (o meio e a base da pirâmide).
07. A liderança tem uma importante função no processo de mudança que tornou-se comum nas organizações devido as constantes alterações no nosso, praticamente acordamos todos os dias com o mundo um bocado diferente do dia anterior, as regras do jogo e o cenário mudam constantemente.
Marque a única que aponta corretamente quais são as atitudes tomadas no processo de mudança pelo estilo de liderança Democrático, no que diz respeito a como entende o escopo da mudança.
(A) O líder democrático tem como atitudes: delegar aos gestores intermediários a função de discutir e consultar os demais profissionais a respeito da mudança e que atitudes tomar, incluindo assim também os funcionários da base da empresa.
(B) O líder democrático tem como atitudes: duas opções prováveis, ou ele já se antecipou as mudanças e as pôs em prática, ou ele só se depara com a mudança tarde demais para fazer a mudança.
(C) O líder democrático tem como atitudes: delegar aos funcionários de base a função de discutir e consultar os demais profissionais a respeito da mudança e que atitudes tomar, incluindo assim também os gestores médios da empresa.
(D) O líder democrático tem como atitudes: contratar um consultor externo para gerenciar a mudança e este por sua vez se reportar unicamente ao líder e não aos demais funcionários.
(E) O líder democrático tem como atitudes: fazer um processo bastante amplo para consultar os demais funcionários, se baseando nas questões ou problemas que eles já têm conhecimento.
08. Os diferentes estilos de liderança (ou gestão), seus pressupostos, abordagens, conceitos e características. Inclusive as visões diferentes na literatura quanto a quais são estes estilos. Entre estes estilos, estavam o Autocrático, Democrático, Liberal e Paternalista. Marque a única alternativa correta que descreve com exatidão o perfil de uma Liderança Autocrática.
(A) A Liderança Autocrática é autoritária: dizem aos funcionários o que fazer e não levam tanto em consideração o que eles têm a opinar. Gestores autocráticos sabem o que querem que seja feito e como deve ser feito. A comunicação se dá geralmente por via de mão única, de cima para baixo, dão as ordens e não querem muito feedback.
(B) A Liderança Autocrática surgiu diante das mudanças do mundo contemporâneo. Foi apontado que, é mais eficiente adaptar o estilo de liderança de acordo com cada situação e fatores, algumas vezes o estilo X será mais indicado para a situação A, tanto quanto o estilo Y será melhor na situação B e assim por diante.
(C) A Liderança Autocrática é o de guiar, instruir, delegar, corrigir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os profissionais de sua equipe para alcançarem com eficácia os objetivos traçados pela gestão empresarial.
(D) A Liderança Autocrática, gosta de envolver seus funcionários nas decisões. Tendem a ouvir as ideias dos funcionários e fomentar que contribuam nas discussões. A comunicação geralmente se dá por via de mão dupla. Os gestores compartilham a ideia e os funcionários dão propostas e feedbacks. Regularmente delegam o poder de tomada de decisão a suas equipes.
(E) A Liderança Autocrática procura agir da melhor forma para a equipe. Pode haver consulta acerca da opinião dos funcionários, mas as decisões são tomadas por ele na posição de chefe da família. Esse tipo de gestor acredita que os funcionários precisam de direcionamento, mas ao mesmo tempo precisam de cuidados adequados. Estão geralmente interessados na segurança e necessidades sociais da equipe.
09. A teoria das contingências que traz um novo perfil de liderança apontado como a forma mais atualizada de liderar grupos e equipes por causa da sua flexibilidade e versatilidade. Vimos ainda fatores que afetam o estilo de liderança o que guia a versatilidade na liderança proposta por esta teoria.
Marque a única alternativa que nos traz corretamente os fatores que afetam o estilo de liderança na teoria das contingências.
(A) Idade do Funcionário, Produto da Empresa, Salário do Gestor, Diplomas dos Funcionários.
(B) Manutenção do Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento de Habilidades e Competências; Gestão de Crise.
(C) Emoções, Cultura Organizacional, Humor, Traços de Personalidade.
(D) Personalidade, Natureza da Tarefa, Contexto de Mudança, Risco, Habilidades do Gestor e da Força de Trabalho, Restrição de Tempo.
(E) Escolha Assertiva de Estratégias; Organização das Atividades; Motivação dos Colaboradores.
10. Podemos observar que pesquisas consequentes a teoria dos traços, identificaram cerca de 80 traços que podem se apresentar em um líder, no e-book nós vimos alguns destes traços. Marque a única alternativa que apresenta corretamente estes traços.
(A) Ambição; Energia; Desejo de Liderar; Boa Comunicação; Desonestidade; Integridade; Desconfiança; Competência; Inteligência; Extroversão.
(B) Ambição; Energia; Desejo de Liderar; Boa Comunicação; Honestidade; Integridade; Autoconfiança; Incompetência; Inteligência; Timidez.
(C) Abnegação; Energia; Interesse em Liderar; Boa Comunicação; Honestidade; Integridade; Baixa autoestima; Competência; Inteligência; Extroversão.
(D) Ambição; Energia; Desejo de Liderar; Boa Comunicação; Honestidade; Integridade; Autoconfiança; Competência; Inteligência; Extroversão.
(E) Ambição; Cansaço; Desejo de Liderar; Boa Comunicação; Honestidade; Integridade; Autoconfiança; Competência; Desinteligência; Extroversão.
O GABARITO das questões está disponível na vídeo aula abaixo. Assista a correção das questões no Youtube:
0 Comentários