01. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, para Paiva (2019) a Cultura Organizacional possui as seguintes instâncias: Cultura Dominante, Subcultura e Contraculturas. Observamos a partir dos conceitos apresentados no e-book que cada instância tem seu significado e seu papel dentro da organização.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o papel da instância da Contracultura, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Favorecem a institucionalização, mantém a organização coesa, colaboram na estabilidade social, colaboram em processos de mudança, propiciam inovação e adaptação.
b. Seus membros funcionam acumulando energia, atrapalham nos processos de mudança, impedem a inovação e a adaptação.
c. Favorecem a institucionalização, mantém a organização coesa, colaboram na estabilidade social, entretanto favorecem o pensamento grupal.
d. Desfavorecem a institucionalização, impede a organização coesa, atrapalham a estabilidade social, e desfavorecem o pensamento grupal.
e. Seus membros funcionam como solvente, dissipando energia, colaboram em processos de mudança, propiciam inovação e adaptação.

02. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, para Silva (2008) a Cultura pode ser dividida em 5 elementos interligados. Um destes elementos definem a linguagem e demais aspectos que conduzirão aos valores centrais. Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o nome deste elemento da cultura segundo apresentado no e-book por meio de Silva (2008).

a. Heróis é o elemento correto para a definição apresentada no enunciado
b. Núcleo da Cultura é o elemento correto para a definição apresentada no enunciado
c. Ritos e Rituais é o elemento correto para a definição apresentada no enunciado
d. Símbolos é o elemento correto para a definição apresentada no enunciado.
e. Histórias é o elemento correto para a definição apresentada no enunciado.


03. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos que a cultura organizacional possui níveis (ou componentes) onde no modelo de Schein estes níveis da cultura organizacional vão deste o superficial, visível e tangível, até a profunda, invisível e intangível.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o componente e seu significado no modelo de Schein, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Pressuposições Básicas: É o segundo nível da cultura, são os valores da organização que vieram desde seus fundadores e a razão das ações e comportamentos dos funcionários, justificando o porquê de fazerem as coisas que fazem.
b. Valores Compartilhados: É o nível mais superficial, nele estão as coisas mais concretas e facilmente visíveis, são todas as coisas que indicam de forma visual ou audível como é a cultura da organização. Está no ambiente físico da empresa, prédios e estalações, e nos seus produtos, além do visual e comportamento dos funcionários.
c. Pressuposições Básicas: É o nível mais profundo da cultura, reside nas crenças inconsciente, percepções, sentimentos e pressupostos dominantes do que os funcionários creem.
d. Valores Compartilhados: É o nível mais profundo da cultura, reside nas crenças inconsciente, percepções, sentimentos e pressupostos dominantes do que os funcionários creem.
e. Artefatos: É o segundo nível da cultura, são os valores da organização que vieram desde seus fundadores e a razão das ações e comportamentos dos funcionários, justificando o porquê de fazerem as coisas que fazem.

04. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos o Modelo de Handy que desenvolveu quatro maneiras de classificar a cultura organizacional de acordo com a forma na qual o poder age dentro desta.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o tipo de cultura organizacional e seu significado no modelo de Handy, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Culturas de Função: Uma rede de poder cresce a partir do centro da organização, ou seja, o chefe. Geralmente possui poucas regras e procedimentos, a comunicação é mais pessoal o que ocasiona em comportamentos antiéticos para agradar o chefe.
b. Culturas de Poder: Comuns em organizações com um conjunto de regras formais que são burocráticas e cautelosas, o poder depende mais da posição do indivíduo na organização mais do que de suas qualidades.
c. Culturas do Clube: O poder reside dentro de cada grupo ou indivíduos, advindo de seus conhecimentos e habilidades, estes geralmente se unem para expandir ou dividir conhecimento, é mais comum em organizações complexas ou em profissionais autônomos.
d. Culturas de Tarefa: Não possuem uma fonte de poder simples, o poder é baseado na experiência de cada indivíduo, não dependendo de status ou função, gerentes seniores designam projetos a equipes, é uma cultura efetiva em ambientes dinâmicos com mudanças.
e. Culturas de Pessoas: Uma rede de poder cresce a partir do centro da organização, ou seja, o chefe. Geralmente possui poucas regras e procedimentos, a comunicação é mais pessoal o que ocasiona em comportamentos antiéticos para agradar o chefe.

05. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, três aspectos da cultura organizacional se fazem relevantes quando queremos analisar o impacto que a cultura tem sobre a organização. Direção, Difusão e Força. Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o aspecto e sua respectiva definição, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Difusão: Está relacionado ao alcance e interferência que a cultura tem sobre as metas organizacionais.
b. Força: Está relacionado ao alcance e interferência que a cultura tem sobre as metas organizacionais.
c. Difusão: Diz respeito a quanto a cultura faz parte dos membros da organização, se de forma regular ou irregular.
d. Direção: Está relacionado ao grau de aceitação da cultura organizacional por parte de seus membros.
e. Força: Diz respeito a quanto a cultura faz parte dos membros da organização, se de forma regular ou irregular.


06. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos que a cultura organizacional possui níveis (ou componentes) onde no modelo de Schein estes níveis da cultura organizacional vão deste o superficial, visível e tangível, até a profunda, invisível e intangível.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o componente e seu significado no modelo de Schein, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Pressuposições Básicas: É o segundo nível da cultura, são os valores da organização que vieram desde seus fundadores e a razão das ações e comportamentos dos funcionários, justificando o porquê de fazerem as coisas que fazem.
b. Artefatos: É o segundo nível da cultura, são os valores da organização que vieram desde seus fundadores e a razão das ações e comportamentos dos funcionários, justificando o porquê de fazerem as coisas que fazem.
c. Valores Compartilhados: É o nível mais superficial, nele estão as coisas mais concretas e facilmente visíveis, são todas as coisas que indicam de forma visual ou audível como é a cultura da organização. Está no ambiente físico da empresa, prédios e estalações, e nos seus produtos, além do visual e comportamento dos funcionários.
d. Valores Compartilhados: É o segundo nível da cultura, são os valores da organização que vieram desde seus fundadores e a razão das ações e comportamentos dos funcionários, justificando o porquê de fazerem as coisas que fazem.
e. Valores Compartilhados: É o nível mais profundo da cultura, reside nas crenças inconsciente, percepções, sentimentos e pressupostos dominantes do que os funcionários creem.

07. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos o que é a Missão, Visão e Valores.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente a definição do que é a Missão, conforme nos é apresentado no e-book.

a. A Missão representa os princípios, crenças e convicções que servem como diretriz para o comportamento, atitudes e decisões de todos que compõe o quadro organizacional, ou seja, para guiar a postura da empresa e de seus membros.
b. A Missão é a Cultura Organizacional de uma instituição formalizada em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.
c. A Missão pode ser compreendida como os sonhos ou o maior sonho da organização, aquela que é a sua maior aspiração. Representa onde a empresa quer chegar e o que ela quer se tornar a curto, médio e ou longo prazo.
d. A Missão é o propósito da empresa existir, a razão pela qual ela funciona. Ela esclarece de forma resumida qual o negócio da organização, cada estratégia ou decisão tomada deve estar em alinhamento com ela. Ela exibe o benefício que a instituição proporciona ou proporcionará ao seu público alvo.
e. A Missão é a pedra angular, ou rocha fundadora da empresa pois guia as regras do jogo da instituição, tudo que ele fizer será com base nesse código de conduta.

08. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, para Paiva (2019) a Cultura Organizacional possui as seguintes instâncias: Cultura Dominante, Subcultura e Contraculturas. Observamos a partir dos conceitos apresentados no e-book que cada instância tem seu significado e seu papel dentro da organização. Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o papel das instâncias da Cultura Dominante e Subcultura, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Favorecem a institucionalização, mantém a organização coesa, colaboram na estabilidade social, colaboram em processos de mudança, propiciam inovação e adaptação.
b. Seus membros funcionam acumulando energia, atrapalham nos processos de mudança, impedem a inovação e a adaptação.
c. Favorecem a institucionalização, mantém a organização coesa, colaboram na estabilidade social, entretanto favorecem o pensamento grupal.
d. Desfavorecem a institucionalização, impede a organização coesa, atrapalham a estabilidade social, e desfavorecem o pensamento grupal.
e. Seus membros funcionam como solvente, dissipando energia, colaboram em processos de mudança, propiciam inovação e adaptação.


09. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos a Analogia do Iceberg com seus distintos aspectos que se complementam para formar os níveis de profundidade da cultura na organização.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente o aspecto e a associação com seu significado, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Aspectos Informais e Ocultos: Estrutura organizacional Títulos e descrição de cargos; Objetivos e estratégias; Tecnologia e práticas operacionais; Políticas e diretrizes de pessoal; Métodos e procedimentos; Medidas de produtividade física e financeira.
b. Aspectos Informais e Abertos: Padrões de influenciação e de poder; Percepções e atitudes das pessoas; Sentimentos e normas de grupo; Valores e expectativas; Padrões de interações informais; Normas grupais; Relações afetivas.
c. Aspectos Formais e Ocultos: Estrutura organizacional Títulos e descrição de cargos; Objetivos e estratégias; Tecnologia e práticas operacionais; Políticas e diretrizes de pessoal; Métodos e procedimentos; Medidas de produtividade física e financeira.
d. Aspectos Formais e Abertos: Padrões de influenciação e de poder; Percepções e atitudes das pessoas; Sentimentos e normas de grupo; Valores e expectativas; Padrões de interações informais; Normas grupais; Relações afetivas.
e. Aspectos Formais e Abertos: Estrutura organizacional Títulos e descrição de cargos; Objetivos e estratégias; Tecnologia e práticas operacionais; Políticas e diretrizes de pessoal; Métodos e procedimentos; Medidas de produtividade física e financeira.


10. De acordo com o a Competência 01 do e-book da disciplina Liderança e Motivação, estudamos o que é o Culture Code, definição, função na organização, exemplos e inclusive como elaborá-lo.

Marque abaixo a única alternativa que apresenta corretamente a definição do Culture Code, conforme nos é apresentado no e-book.

a. Culture Code: são os produtos e serviços de uma instituição formalizados em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.
b. Culture Code: é a Cultura Organizacional de uma instituição formalizada em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.
c. Culture Code: é a visão de uma instituição formalizada em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.
d. Culture Code: é a missão de uma instituição formalizada em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.
e. Culture Code: são os valores de uma instituição formalizados em documento. Compõe um manual de práticas e processos internos além de servir como ferramenta para alinhar os profissionais e a organização.

O GABARITO das questões está disponível na vídeo aula abaixo. Assista a correção das questões no Youtube: